oktoberfest blumenau
Realeza da festa
A realeza formada pela rainha e por duas princesas é quem leva o nome da Oktoberfest Blumenau para os quatro cantos do Brasil e do mundo.
A Realeza que representa a maior festa alemã das Américas
A cada edição da Oktoberfest Blumenau, um concurso escolhe três mulheres para representar a festa: a rainha, a 1ª e a 2ª princesa. Essa tradição começou em 1984, quando a primeira rainha foi indicada pela comissão organizadora. Nos anos seguintes, a escolha passou para os clubes de caça e tiro e, hoje, está aberta a todas as mulheres de Blumenau que atendam às regras do edital.
O concurso avalia beleza, simpatia, postura, desenvoltura, comunicação e desempenho em entrevistas e vídeos. Durante os dias de festa, as candidatas passam por diferentes etapas até a grande final, no último dia da Oktoberfest, quando a nova Realeza é coroada no palco principal, recebendo faixas e coroas das atuais representantes em uma cerimônia simbólica que marca o início de um novo reinado.
Tradição que atravessa gerações
Uma história construída ao longo dos anos, marcada por simbolismo, representatividade e pela conexão entre pessoas, cultura e celebração, refletindo a importância de preservar e valorizar aquilo que faz parte da identidade da festa.
Concurso da realeza da Oktoberfest
Para representar a Oktoberfest Blumenau, a festa conta com uma realeza oficial composta por uma rainha e duas princesas. Originalmente, a escolha era feita entre membros dos Clubes de Caça e Tiro, mas atualmente um concurso é feito no último dia do evento.
Para participar, as candidatas devem cumprir alguns requisitos básicos, como ter nacionalidade ou naturalização brasileira e residir em Blumenau por um período mínimo de 12 meses, serem do sexo feminino, não ter sido Rainha ou Princesa da Oktoberfest Blumenau em edições anteriores e ter idade mínima de 21 anos completos até a data final do concurso (26 de outubro de 2025), entre outros critérios que constam no edital.